Projeto Encontros Sociais

Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

CINE ENCONTROS SOCIAIS


Mensalmente o PET Encontros Sociais: Praticando diálogo construindo relações promove uma sessão de cinema pautada em um tema anual, o tema deste ano é DIREITOS HUMANOS. Nessas seções após a exibição do filme é aberto um debate, onde todos os presentes expõem suas impressões com relação ao filme e ideias contiguas.
Por meio da linguagem audiovisual e do conteúdo exposto o telespectador é convidado a não só assistir o filme de forma passiva, mas sim construir junto com os demais um olhar mais amplo através da troca de opiniões. Desta forma quanto mais diversa é o publico do Cine Encontros Sociais mais rico o debate se torna.
No dia 27 de abril de 2011 foi exposto o filme CICLOVIDA, onde tivemos exposta a opinião de estudantes  graduando em diversos cursos UFPE, mesmo que todos pertençam ao microcosmo desta universidade e que o debate tenha sido muito rico em termos de um conhecimento de cunho formal, não queremos a opinião de graduandos e sim resgatar cada olhar que é infinito em suas idiossincrasias. Por isso o Cine Encontros Sociais tem o interesse de mobilizar não só os universitários, mas o publico em geral para a construção deum olhar mais humanista como o próprio tema em pauta sugere.
A linguagem cinematográfica com seu jogo de constate movimento, luz e som serviram de mote para articulação do grupo PET Encontros Sociais com os alunos da Rede Pública de Ensino. Podemos com isto chamar a atenção dos mesmos para os objetivos almejados pelo grupo, que são: estabelecer a convivência e construir junto com eles autonomia de pensamentos. Assim traves do contato que o grupo Pet Encontros Sociais teve com diversas comunidades pôde-se conhecer a realidades destes estudantes e a partir das histórias relatadas no filme, pretendesse resgatar suas próprias histórias.


 Laura Hamonyta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário