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domingo, 14 de agosto de 2011

Enapet 2011

Assembléia Geral do ENAPET
Foto: Robson Cavalcanti

O ENAPET é organizado com o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e desenvolvimento do programa, além de apresentar a produção acadêmica dos grupos no âmbito da tríade ensino/pesquisa/extensão e da educação tutorial, afirmando os esforços contínuos do MEC para a melhora do ensino no país, considerando o PET um adicional de qualidade  nos cursos aos quais está vinculado.
Esse ano aconteceu o XVI ENAPET (Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial) em Goiânia, capital do estado de Goiás, no Campus Natal Colemar e Silva (Campus I) da Universidade Federal de Goiás(UFG), nos dias 12 a 16 de julho. O tema central escolhido foi 'Diversidade Cultural e Integração do Conhecimento'. A organização do evento ficou sob a responsabilidade dos grupos PET da UFG (Nutrição, Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Enfermagem Jataí, Matemática, Geografia, Biologia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Licenciatura Intercultural Indígena e PET CCG - Campus da Cidade de Goiás), do PET Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás e do PET Biologia, do Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí (GO).
O ENAPET é um encontro que congrega todos os grupos PET do País, em 2011 o evento congregou 9.854 alunos e 758 tutores, distribuídos por todo território nacional. Essa edição do ENAPET foi à primeira em que os novos grupos PET, adjetivados de PET CONEXÕES, participaram. Essa novidade causou um recorde no número de estudantes inscritos no evento.
Primeiro dia do ENAPET, Credenciamento. Teatro SESI
Foto: Robson Cavalcanti
O Evento é um espaço para debater e destacar a presença dos grupos tutoriais nos cursos de graduação e sua importância para o crescimento acadêmico. Nesse contexto, também não podem ser negligenciadas as discussões sobre o andamento e as ações dos grupos PET. Dessa forma, o ENAPET é um evento nacional de cunho fundamental para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras.
O primeiro dia (Terça-Feira) do evento ficou definido para a realização do credenciamento de todos os estudantes inscritos, solenidade de abertura, Conferencia: Diversidade cultural e integração do conhecimento como pressuposto do PET, Mesa Redonda: Avaliação do PET segundo Critérios a SESU e uma Apresentação Cultural: Grupo Musical Coró de Pau.

Bolsistas dos PETs Conexões das Universidade Federaisde PE
Foto: Robson Cacalvanti
O segundo dia (quarta-feira) contou com mais duas mesas redondas que tinham como tema: Conexões de saberes e PET Tradicional, as pessoas que formavam a mesa era os representantes do CENAPET Álvaro Ayala e Jilson de Sousa. As oficinas foram oferecidas nesse mesmo dia. Esse dia serviu como mote para as discussões em todo evento a respeito das origens e práticas dos grupos Conexões.





O terceiro dia (quinta-feira) foi um dos mais importantes do evento, o mesmo foi iniciado com as apresentações dos trabalhos aceitos o que acabou proporcionando ao aluno uma grande troca de experiências. Podemos conhecer diferentes formas e práticas distintas de como diferentes grupos trabalham tríade ensino/pesquisa/extensão. 



Apresentação de Trabalhos Aceitos no ENAPET
Fotos: Robson Cavalcanti

Nesse dia também ocorreram os GT, que são grupos de trabalhos com temas definidos para que os alunos discutam e criem propostas para o melhoramento do Programa de Educação Tutorial. Essas Propostas após serem expostas, são votadas pelos próprios alunos, para que no penúltimo dia (sexta-feira), se escolha o que deva vigorar ou não nas normas do PET.
Grupo de Trabalho (GT): Relações entre PET Tradicional e o
PET Conexões de Saberes
Foto: Robson Cavalcanti


O penúltimo dia foi o momento da assembléia geral do evento que durou das 8h às 18h00min. A mesa foi composta por Álvaro Ayala (PET-Física-UFPEl) e dois relatores de PETs externos. Essa assembléia ocorreu no teatro do SESI Goiânia, e serviu, como já exporto antes, para se decidir das propostas definidas nos GTs (nove grupos de trabalho no total), o que irá vigorar no edital dos PET – MEC, valendo como definições para todos os do grupos do país. A carga horária da assembléia não deu para ser cumprida, sendo votado apenas 2 GTs. O transtorno foi causado pela inicial desorganização das pessoas que compunham a mesa.


Grupo de Trabalho (GT): Relações entre PET Tradicional e o
PET Conexões de Saberes
Foto: Robson Cavalcanti
 A assembléia foi interrompida pelos estudantes várias vezes, motivados pelas criticas de uma professora tutora que estava na platéia, os alunos propuseram uma troca de mesa. A mesa não foi substituída, mas a participação da professora que fez as criticas acerca da desorganização dos tutores que conduziam a assembléia ocorreu, e só assim as discussões e votações tiveram avanços significativos. Mas mesmo assim, como já dito antes, apenas 2GTs de 9, realmente foram discutidos e votados: Possibilidade Interdisciplinar do PET e Políticas de Regulação do PET: CLA e as portarias 97s/SESu, 975/SESu, Portaria Conjunto nº01/2010. O ultimo dia foi definido para os passeios turísticos. 





Assembléia Geral do ENAPET, mesa recomposta com 
a presença da professora (camisa vermelha)
Fotos: Robson Cavalcanti


Postagem: Robson Cavalcanti

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