Projeto Encontros Sociais

Translate

domingo, 14 de agosto de 2011

Roda de diálogo: CINE Construindo Relações


A roda de diálogo: CINE Construindo Relações, através da apresentação de filmes, se propõe em utilizar a linguagem áudio-visual, para motivar nos jovens discussões e problematizações de assuntos presentes em sua realidade, para que os mesmos possam desenvolver um conhecimento que os torne protagonistas de suas vidas.  E a partir do diálogo que buscamos construir um conhecimento autônomo e transformador da realidade.

Roda de diálogo: Cine Encontros Sociais, realizado para as vítimas
das cheias do Rio Capibaribe,  da comunidade de Vila Arraes.
Foto: Robson Cavalcanti - Maio/2011




“ ...a base da proposta antropológica freireana é o diálogo. É na palavra pronunciada, que releva o mundo, que os homens se constroem ao fazerem e refazerem o próprio mundo (Friori, apud Freire, 1993). O diálogo é, então, esse encontro dos homens, mediatizados pelo mundo [e], consequentemente, a cada ser humano impõe-se o desafio do aprender a dizer a sua palavra, como exigência fundamental de sua humanização. E por meio dessa pronúncia singular que nós nos tornamos sujeitos históricos capazes de construir intersubjetivamente uma sociedade em comunhão de objetivos e vivências”


Paulo Freire

O CINE se definiu como a primeira roda de diálogo do grupo várzea que foi colocada em prática. Ela é oferecida pelos três Bolsistas da RPA4: Laura Hamonyta (Ciências Sociais), Juliana Brito (Enfermagem) e Robson Cavalcanti (Geografia) todos responsáveis pelas comunidades do bairro da Várzea, conta também com a participação do Bolsista do Pontes de Cultura (Roberto Lemos).  A oficina foi iniciada primeiramente na Arquidiocese de Recife e Olinda, como medida de urgência, para os alunos vítimas das cheias do Capibaribe que atingiu a Comunidade de Vila Arraes, como já exposto em postagens anteriores (http://petufpeencontrossociais.blogspot.com/2011/05/no-mes-de-maio-populacao-de-vila-arraes.html). Hoje ela é realizada na Escola Estadual Cândido Duarte, todas as quintas-feiras a partir das 19h30min.  O Cine é mais uma evidencia do sucesso da roda de diálogo como ferramenta articuladora pesquisa-ensino-trabalho social. O próprio nome “Rodas de Diálogos” já resume bem, como fazemos essa articulação, através do diálogo que desenvolvemos durante as atividades das rodas. A partir do momento em que conversamos e nos tornarmos mais afins dos moradores das  comunidades estamos pondo em prática a pesquisa, bem como o ensino e consequentemente construindo o trabalho social (EXTENSÃO). Essa articulação se realiza naturalmente, sem que muitas vezes percebamos ,em um simples desabafo de um aluno, que critica a estrutura de sua escola, por exemplo.”


Banner da roda de diálogo: CINE Construindo Relações.
Postagem: Robson Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário