Projeto Encontros Sociais

Translate

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais um momento charneira


"Sou uma filha da natureza:
quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo,
de um mistério.
Sou uma só... Sou um ser" C.L.

 
Este mês as postagens serão sobre os momentos charneiras que passamos. Momento charneira, que segundo o dicionário priberam da língua portuguesa, é uma juntura das valvas da concha; uma dobradiça; uma peça móvel com fuzilhão no centro da fivela. No sentido figurado quer dizer, acontecimento que une partes diferentes, que serve à união de dois grupos ou mundos diferentes; intermediário. O sentido figurado dado pelo dicionário se aproxima do significado adotado da charneira na história da vida das pessoas, um ponto de transição, de mudança ou de evolução.
Durante nossa existência passamos por alguns destes momentos que nos levam a novos sentimentos e novas descobertas. Ele é o ponto final e o início de uma nova fase.  Já passei por alguns destes momentos, alguns traumáticos outros libertadores. Aqui falarei de um comum aos amigos universitários – a entrada na universidade.
Por que este é um momento charneira para mim? Porque ele é a concretização do início da minha vida adulta. Pois não só obtive a maioridade de fato, mas mudanças comportamentais e ideológicas. A universidade caracterizou a minha liberdade perante meus pais e a vida, as minhas escolhas passaram a ser mais minhas e menos dos outros. Então, este momento passou a ser importante na busca da minha identidade, no ser humano que eu iria me tornar.
Andrezza Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário