Projeto Encontros Sociais

Translate

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comunidade Porto Jatobá

No dia 18/10/11 estive na comunidade Porto Jatobá localizada no bairro de Jaguaribe no município de Abreu e Lima-PE, região Metropolitana do Recife.

            A minha presença na comunidade se deu por meio de um projeto da Universidade Federal de Pernambuco: o Conexões de Saberes. Este projeto de cunho extensionista visa promover o diálogo entre a universidade e a comunidade. O projeto apresenta subdivisões denominadas de Grupos de Estudo Pesquisa e Ação (GEPA). O gepa é o responsável por desenvolver junto a comunidades atividades afim de promover a emancipação das mesmas.
            O GEPA quatro é o responsável por desenvolver atividades na comunidade Porto Jatobá. Atualmente o GEPA desenvolve um projeto que visa auxiliar na formação de crianças da própria comunidade para serem guias turísticos. Entretanto no dia em que estive na comunidade, os nove integrantes do GEPA não estavam executando seus atividades rotineiras. Eles se proporão a produzir um vídeo sobre a comunidade.  Este vídeo consiste na entrevista do líder comunitário apelidado de seu Déga cujo pai foi o primeiro a povoar a comunidade e também gravaram imagens do Rio Timbó principal fonte de renda da comunidade.


Eu pude ver que a comunidade é bem organizada, a mesma juntamente com o Conexões de Saberes fez o Tele Centro que é um espaço onde as crianças estudam para serem guias turísticos, também há uma fábrica de gelo e uma cozinha onde a comunidade desenvolve várias atividades. Em suma foi uma experiência com outra comunidade muito diferente das que eu já tinha visitado. Retirei várias reflexões muito interessantes sobre inclusive o ato de pesquisar. 



Laura Hamonyta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário