Projeto Encontros Sociais

Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RODA DE DIÁLOGO- CAMPO GRANDE





Durante esse curto espaço de tempo que estive no PET, o que vivi na semana que passou (17/11)  foi sem dúvida a melhor experiência. Nas semanas anteriores foi muito difícil articular, ter paciência, enfrentar um caminho longo para chegar à comunidade e etc., porém todo o esforço foi recompensado com a primeira roda de dialogo em Campo Grande.  O público-alvo das rodas de diálogos feitas nessa comunidade por Paula, Stefanni e eu, são as idosas e os idosos, com temáticas relacionada com a saúde do idoso e qualidade de vida.
            Ao chegar à comunidade às 08:00h fomos até o PSF procurar a Sr.ª Ana e para nossa surpresa ela não estava. Então, fomos para o Clube de Mães de Capilé e o mesmo estava fechado. Esperamos! Esperamos um pouco mais! Até que uma chuva muito forte resolveu nos deixar mais nervosa do que estávamos. Assim, pensamos: “ninguém virá!” Tempos depois... Apareceu a primeira idosa, e depois outra e assim por diante. Porém, um problema ainda existia, além da rua inundada à dias por um cano estourado da Compesa que mostra nitidamente o descaso com a comunidade e o dinheiro público, o Clube de Mães de Capilé estava fechado e dona Ana ainda continuava desaparecida. Nesse momento, o grupo de idosa se dividiu! Algumas diziam que em breve tudo entraria no combinado e outras diziam que não! Acho que ali já tinha se formado uma roda de diálogo! Quando tudo não estava funcionando a dona Ana chegou e nos trouxe a chave. A felicidade voltou!
            Entramos no Clube e pela primeira vez eu e minhas companheiras “petianas felizes” olhamos a dimensão daquele Clube, que está abandonado. Organizamos rapidamente uma sala empoeira e começamos nossa roda de dialogo. Estava presente, além das “petianas felizes”, 09 idosas. Começamos com apresentações e boas risadas. Todas elas, possuem uma “bagagem” de experiências diversas e de memórias de onde vivem e como vivem. Foi a melhor parte escutá-las! Observar como elas se vêem e seus olhares acerca do mundo. Nesse momento, descobrimos algo de grande valor, a maioria das que estavam na reunião foram protagonista na construção do Clube de Mães. Elas se uniram e levantaram um local onde seria montando uma creche e que hoje está abandonado. Diga-se de passagem, o espaço é enorme e de grande valor para diversas atividades. Porém, por falta de investimentos e conflitos com o poder municipal o Clube de Mães não cumpriu com seus objetivos por longo prazo.
            Nesse cenário, conseguimos perceber o que elas desejavam para as rodas de diálogo e porque ela foi tão bem recebida pela comunidade. Elas perceberam que nesse momento conosco poderiam dar fôlego aos antigos projetos no Clube. Debatemos bastante sobre os anseios! O maior deles, pelo menos o que foi percebido por mim, é o de fazer grupos de mulheres que trabalhem com artesanato e que o Clube seja a fuga delas dos problemas do cotidiano duro e sofrido. Seria o espaço para “trocar experiências” (palavras de uma integrante do grupo).


Mércia Cristina 

Um comentário:

  1. Deve ser uma experiência única diaolagar com pessoas tão queridas e que têm tanto para nos ensinar!

    ResponderExcluir