Projeto Encontros Sociais

Translate

domingo, 11 de dezembro de 2011

Acesso a ARTE

              O homem desde os primórdios utiliza a arte como forma de expressão, através dela o artista demonstra seus sentimentos. E o objeto que resulta da expressão desses sentimentos tem o poder de despertar os mais variados tipos de sentimentos. Filmes, músicas, livros, pinturas, esculturas tem a capacidade de nos fazer chorar, sorrir, ter raiva, sentir tranqüilidade entre outras coisas. Afinal quem nunca chorou com um filme, ou lembrou um momento especial ao olhar uma foto, ouvir uma música?
                Pois é, a arte faz parte do homem. Porém algumas pessoas em nossa sociedade muitas vezes se vêem excluídas dessa particularidade tão humana e que alguns pensadores acreditam que seja uma das grandes diferenças dos homens para os animais. A nossa sociedade vendo as pessoas com deficiência como diferentes, como se não tivessem sentimentos igual a todos, acaba privando essas pessoas de desfrutar das artes produzidas

                Essas pessoas, no entanto, demonstram para essa sociedade que suas necessidades especiais não fazem delas objetos, pessoas sem sentimentos. Que muito ao contrário disso são pessoas repletas de sentimentos como qualquer outra, com capacidade de se emocionar com um filme, com uma musica, de apreciar uma escultura, uma pintura e além disso de produzir. Vários são os exemplos de pessoas com deficiência que produzem coisas belíssimas.

Marcelo Cunha - Tetraplégico desde 1991

Presépio feito por alunos do Instituto Benjamin Constant, instituição pública federal de ensino para cegos.





                Falta a nossa sociedade entender que as pessoas com deficiência tem direito a cultura. Uma sociedade tão avançada em termos de tecnologias porém tão atrasada no que se trata de acessibilidade. Todos têm direito a ter acesso a arte! E é nessa luta que os surdos por exemplo se engajam na campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona” e que Instituto que trabalham com cegos promovem exposições sensoriais. 




Exposição de fotografia em relevo de Paulo Abrantes

         
Acessibilidade é urgente, não podemos mais aceitar que a sociedade ainda exclua as pessoas com deficiência! Conhecer o outro e respeitar as diferenças é fundamental!


E ai segue um video para vocês se deliciarem. Uma belissima apresentação de dança sob cadeiras de rodas, simplismente maravilhoso:


Renata Souza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário