Projeto Encontros Sociais

Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GRAFITE: Entre realidades e preconceitos

Há quem considere a origem do grafite (graffit) em uma manifestação ocorrida na França, em 1968, porém estudos mostram que desde o Império Romano eram comuns escritas nos muros.
A palavra Grafite, em grego ("graphéin”) significa escrever, porém é no latim esse significado ganha especificações, tendo como resultado “escrever com carvão”, uma vez que o carvão (composto por cadeias de carbono) se assemelha (estruturalmente) ao grafite (também conhecido como lápis em algumas regiões brasileiras.
Entretanto, há uma discussão sobre tal manifestação, seria essa uma expressão artística ou uma forma de vandalismo?
Em conversas informais com moradores do bairro da Várzea, em Recife (PE), notou-se em parte admiração, porém a discriminação também se fez presente.
Ainda nesse bairro, reside a mentora de grupo de grafitagem, o FloreSendo Idéias, Gabriela, mais conhecida como Azul.
O Grupo já realizou eventos na cidade de Recife, sendo que um desses é constante, a conhecida Terça-Negra, onde muitos grafiteiros e diversos adeptos de movimentos “Black” se reúnem para fazer expressa suas opiniões, seja através da dança, música ou grafite.
Azul conta que já foi alvo de preconceito por estar grafitando, com permissão: “Os policiais chegaram e fizeram a abordagem! Sabe como é, né? Quando notam uma negra “pichando”, como eles dizem, só pode ser marginal!”
O grupo FloreSendo Ideias tem um cunho social notável, ao analisar suas artes nota-se uma inquietação política, na foto pode-se perceber a figura só Sapo, um dos personagens mais místico dos contos de fada, aquele animal feio e nojento que se torna um Príncipe chutando a figura de um Príncipe, muito diferente dos relatados nos contos, sendo o da arte negro.
Na mesma grafitagem, há o desenho de uma menina em um balanço, suas expressões demonstram tristeza, e é justamente esse o personagem mais vestido e que representa  uma classe de maior poder aquisitivo.
A imagem central é justamente o desejo dos artistas pra quem reside no local: tranquilidade e sensação de paraíso na simplicidade.
Com essa pequena análise, nota-se que o grafite sustenta até hoje suas características criadas na França, sendo conhecido como uma das maneiras de protesto silencioso na atualidade.

Priscila Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário