Projeto Encontros Sociais

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terça-feira, 3 de abril de 2012

Escola de Conselhos de Pernambuco

Procurando um projeto para analisar e postar no blog, fiquei pensando que deveria observar algo que eu me identificasse - tenha prazer de ler e escrever – e que , principalmente, possua um trabalho de relevância e impacto na sociedade. Nesse sentido, achei o projeto Escola de Conselhos de Pernambuco.
Embora tenha apenas 4 anos de existência, a Escola de Conselhos de Pernambuco é inovadora e cada vez mais esta ganhando visibilidade no que tange aos trabalhos executados na perspectiva da defesa, do controle e na promoção dos direitos da criança e do adolescente. Mesmo não tendo uma prática interventiva direta na erradicação dessa problemática,(no sentido de intervenção direta com as crianças e adolescentes) a Escola tem suas ações voltadas a melhoria do atendimento desses usuários e suas famílias.
No site da Escola de Conselhos, percebi poucas informações de cunho esclarecedor e reflexivo sobre as ações da instituição, mesmo assim, alguns pontos são cruciais e valem ser ressaltados. A escola é resultado de ações e planejamentos de vários parceiros em âmbito Municipal, Estadual e Federal, além de ONG’s e Fundações. Para melhor entendermos, a Escola está intimamente ligada aos Conselhos Tutelares do Estado de Pernambuco, cumprindo atividades sócio-educativas, assim como, tendo fundamental importância no Controle Social/ Controle Democrático. Nesse último aspecto, deve-se ressaltar, que a Escola possibilita o mapeamento dos Conselhos Tutelares do Estado, das atividades executadas, na analise, articulação dos serviços prestados, possibilitando a troca de saberes e o diálogo continuo das políticas públicas no que tange a questão da criança e do adolescente.
Achei de grande relevância a intima sintonia que existe não só com os programas, projetos, fundações, mas também, com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nesse sentido a produção de conhecimento é visível e portadora de um cunho reflexivo, tanto no que tange o projeto, como também as políticas públicas referentes a criança e adolescente. Como expressão efetiva desse movimento, no site estão disponiveis a coletania de 4 livros sobre temas diversos que perpassam os direitos da criança e do adolescente. Vale ressaltar que todos os livros estão disponíveis para downloads.
Outro aspecto muito particular do projeto, no qual me identifiquei bastante, , é a atividade extensionista. Desde 2008, época da fundação da Escola, observa-se que os cursos extensão são estruturantes para a articulação de uma prática sócio-educacional dos Conselhos Tutelares, especificamente dos seus conselheiros. Analiso, nesse sentido, que como uma prática muito simples- prática extensionista- o projeto consegue efetivar de forma hábil e impactante um diálogo com a sociedade civil e com as politicas públicas.
Infelizmente, talvez por ser um projeto ainda jovem, a possibilidade de informações via internet ainda é muito limitada. Porém, é interessante observar instituições com perspectivas inovadoras, práticas e realizável. Foi nesse intuito, de breve apresentação- objetiva -que procurei adentrar na descrição de novos paradigmas que estão surgindo nas politicas públicas para um dialogo efetivo com a sociedade civil.
 
Os parceiros do projeto são:
 
Secretária de Direitos Humanos - http://www.direitoshumanos.gov.br/
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA/PE - http://www2.cedca.pe.gov.br/web/cedca
Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA-  http://www.direitosdacrianca.org.br/
Fundação Apolônio Salles de Desevolvimento Educacional- http://www.fadurpe.com.br/index.php
Governo do Estado de Pernambuco - http://www.pe.gov.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - http://www.ufrpe.br/

Site do Projeto:

Escola de Conselhos de Pernambuco - www.escoladeconselhospe.com.br/
 

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