Projeto Encontros Sociais

Translate

domingo, 15 de abril de 2012

GAP – Grupo de Apoio Preparatório

GAP – Grupo de Apoio Preparatório



Incluso na modalidade de pré-vestibular solidário é um projeto extensionista mantido com o apoio da Pró Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O GAP é um preparatório que tem ganhado destaque em suas seleções pela grande demanda de jovens interessados em participar da iniciativa. Com sede em uma casa particular, doada para sediar o projeto, está localizado na Praça de Casa Forte, bairro Casa forte (Recife-PE), bairro nobre do município (Fig. 1). A finalidade da iniciativa é tornar acessível às vagas nas instituições de ensino superior (UFPE, IFPE, UFRPE, UPE, entre outras nacionais) de qualidade aos que historicamente pouco usufruíram. Pelo seu caráter, o projeto visa atingir jovens de classes populares, advindos de um sistema educacional deficiente, tendo assim previamente, poucas chances de garantir sua vaga em alguma instituição de cursos superiores.

Fig. 1 - Casarão particular, cedido para sediar o GAP. No espaço convive na
parte da frente, moradores herdeiros do local e nos fundos, as salas de aula
e a secretaria do projeto. 
Essa característica do GAP, não torna excludente a participação de qualquer interessado em prestar o vestibular, ou seja, a origem de quem busca a vaga, não é um fator determinante. Ao mesmo tempo em que um aluno advindo de escola pública tem a oportunidade de participar do preparatório, o jovem que estudou em escola particular, também tem essa oportunidade. Atitude elogiável, já que, nem sempre por um aluno ser de escola particular, quer dizer que o mesmo necessariamente  tem uma boa condição de vida. Essa situação torna o projeto mais democrático. A seleção é feita através de um prova de nivelamento e um questionário sócio econômico (Fig. 2).  

Fig. 2 - Cartaz de seleção 2012. É comum encontrar
nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR)
a propaganda de seleção do GAP.
Após a passagem pelo processo seletivo, ao aluno que entra, é solicitada uma taxa irrisória destinada à manutenção do projeto direcionada para a elaboração do material didático utilizado no GAP. No entanto, pela grande maioria dos alunos serem de origem popular, é evidente que muitos não dispõem do valor cobrado para pagar. As pessoas que se inserem nessa situação são inclusos na modalidade “escalistas”. Os alunos escalistas geralmente são os jovens que se dispõem a ocupar algum cargo administrativo dentro do GAP, como uma forma de pagar a taxa “cobrada” pelo projeto, como já exposta, voltada para a manutenção do jovem, bem como do próprio projeto.
As aulas do GAP Pretende-se proporcionar um ambiente favorável ao estudo e formar uma equipe humana capacitada. Assim, a base da política pedagógica da iniciativa é composta de planejamento e material de estudo, uso de tecnologia como facilitador para apreensão do conteúdo programático, compreensão da relação indispensável do conhecimento com a vida prática e a valorização da formação humana. As modalidades oferecidas pelo projeto são: Pré-ENEM, O Pré-Enem serve para substituir a antiga 1ª fase e ao acesso para outras instituições de nível superior que exigem tal formato de prova, Isoladas Pré-Vestibular (História, Geografia, Português, Física, Biologia), servem especificamente a 2ª fase do vestibular da UFPE e Básico para Concurso: ao longo dos 5 anos de serviços prestados ao alunos de escolas públicas, ficou patente a necessidade de muitos, com uma fonte de renda baixa, de manter os estudos. O GAP passa a ampliar sua gama de assistência para um básico para concurso com a mesma proposta do pré-vestibular onde alunos de áreas afins da UFPE desempenham tal orientação: direito Constitucional e Administrativo (alunos de Direito); Financeiro (alunos de Contabéis, Economia, Administração) ; Informática básica (alunos de Informática); Português (alunos de Letras); Raciocínio lógico (alunos de Matemática e Física). Exercitando, dessa forma, as faculdades e promovendo a democratização das vagas no serviço público.
Denetre os objetivos destacado no site do grupo estão:
Objetivos:
>Trabalhar auto-estima do aluno através de orientação pedagógica, planejamento de estudo, orientação educacional e lazer, contextualizado com o conteúdo dado em sala de aula;  
>Atuação em outros espaços-aulas: visita a museus e Espaço Ciência;
>Oferecer educação voltada ao ingresso nas universidades públicas;
>Ocupar tempo ocioso dos estudantes, prevenindo a violência e contribuindo para a qualificação do estudante ao estabelecer espaços-aula para a realização dos momentos pedagógicos, oferecendo oficinas e dinâmicas de expressão, leitura, redação, história, geografia e arte;
>Envolver a comunidade nas atividades expositivas, a exemplo de saraus, peças teatrais, confraternizações, dentre outros;
>Acompanhamento pedagógico nas disciplinas dos alunos envolvidos, além de proporcionar também orientação vocacional e planejamento de estudo.

                  
                                                                  (vídeo 1)

Próximo aos períodos de prova, o GAP promove um aulão de revisão, onde todas as matérias são trabalhadas. O ambiente criado durante esses encontros geralmente são descontraídos, e servem para tirar a carga de pressão que os jovens preparados para o vestibular sofrem durante essa fase de suas vidas. O vídeo abaixo mostra a apresentação de um dos professores do projeto. Os locais do aulões costuma ser na UFPE. (vídeo 1)

Localização: Praça de Casa Forte, 365

Telefone: 3265-3913 - 16h às 20h


Robson Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário