Projeto Encontros Sociais

Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Grupo Comjope ( Comunidade Jovem do Pereirinha)

  
  Seguindo as orientações de nossa tutoria, desde o início desse ano, as postagens do nosso grupo tem por linha temática: Projetos Sociais. É possível verificar que as postagens anteriores geralmente fizeram menção a projetos pouco conhecidos de grande parte das pessoas, e isso é de fundamental importância para que possamos conhecer melhor algumas das atividades de nosso país, que estão pautadas na construção de uma sociedade melhor. A atual postagem não se distanciará desta constatação, nela serão descritas as ações de um projeto social  que tem por nome Comjope ( Comunidade Jovem do Pereirinha) desenvolvido numa comunidade popularmente conhecida como Pereirinha, um conjunto de ruas do bairro de Água Fria na cidade do Recife-PE.
  Para que as informações aqui apresentadas tivessem maior legitimidade foi realizada uma entrevista com Alexandre de Almeida o atual presidente do projeto, tal entrevista foi semi-estruturada, sendo assim, orientada pelas perguntas descritas abaixo:

1. Quais as principais atividades desenvolvidas pelo grupo:
  • Festas comunitárias em datas comemorativas como: Dia das crianças, São João, Natal etc.
  •  Academia comunitária, com atividades físicas para todas as faixas etárias.
  •  Bingos comunitários, entre outras.
2. Qual o ano de fundação do Comjope? E atualmente quantas pessoas o compõe?
   O grupo foi fundado em 1998, ou seja, já existe a quatorze anos, no dia 18.01.2012 foi realizada uma assembléia  para que fosse escolhida uma nova diretoria, para que então, o grupo fosse registrado em cartório, este processo ainda está em andamento. Atualmente é composto por cinquenta pessoas em média, entre jovens, crianças e adultos.

3. De quem partiu a iniciativa de formação do grupo? 
     Alexandre o presidente do grupo fala que foi ele mesmo, que no mês de outubro de 1998, bem próximo a comemoração do dia das crianças, propôs a algumas pessoas da comunidade que se organizassem para realização de uma festa nesse dia , desde então o grupo foi formado.
    Ainda pergunto o que foi que o motivou a se articular com estas pessoas para realizar tal evento, ele diz que quando era criança e morava no bairro do Janga- Paulista-PE, sua mãe sempre organizava festas, atividades, em datas comemorativas, e ele percebia como aquilo era positivo para aquela comunidade, por isso, teve a iniciativa de organizar tais atividades em Água Fria também.

4. O grupo tem uma sede própria? Como é sua estrutura organizativa?
     O grupo não tem sede própria, funciona provisoriamente na residência do presidente, local em que se encontram semanalmente para discutir as ações que devem realizar.
        A estrutura organizativa do grupo é formada por uma diretoria composta por: Presidente e vice-presidente, secretária e vice-secretária, tesoureira, diretoria de articulação, diretoria de comunicação e diretoria jurídica.

5. Como é a questão do financiamento para as atividades?
     O grupo sobrevive com doações da comunidade, realização de rifas, bingos, venda de lanches, etc. O presidente fala que em breve será estipulada um mensalidade de valor simbólico para todos os participantes, tendo em vista a formação de um caixa para realização das ações comunitárias.

6. Quais as principais diretrizes que guiam as ações do grupo?
      Alexandre responde que toda ação do projeto é guiada para construção de uma comunidade melhor em diversos aspectos, sejam eles físicos ou espirituais. Por exemplo, a academia proporciona qualidade de vida, melhorando a saúde física e mental das pessoas, as festas são um espaço e interação entre toda comunidade.         Ele ainda relata que estas atividades têm ainda um objetivo maior, que é impedir que os jovens se envolvam com o tráfico de drogas muito comum no bairro, segundo ele são ações que mostram aos jovem que              " Existem outros meios para viver"

7. Os objetivos propostos pelo grupo têm sido alcançados?
       Sim. Em companhia de outros participantes do grupo o presidente responde que tudo que eles planejam executar tem dado certo, apesar de algumas dificuldades. 

8. Qual o retorno que as outras pessoas da comunidade dão as ações do grupo?
     Ele responde que o retorno é sempre positivo, as pessoas sempre participam e colaboram para que as atividades desenvolvidas tenham êxito. Além disso, as ações proporcionam uma integração entre moradores de outras comunidades.

9. As ações do grupo têm significado melhoria nas relações sociais da comunidade?
    Com toda certeza sim , pois as pessoas da vizinhança estão sempre interagindo e pensando em atividades que modifiquem os aspectos negativos como o tráfico de drogas, proporcionando uma melhoria na vida de todos na comunidade.

   Depois do exposto acima resta falar o que me motivou a relatar as ações desenvolvidas pelo Comjope, como moradora da comunidade, posso perceber que tais ações tem proporcionado grande melhoria nas relações comunitárias como um todo.

Dia das Crianças







Academia Comjope 






Contato:
Email: grupocomjope@hotmail.com


Um comentário:

  1. Este é o espírito da postagem guiada pela temática dos projetos e ações sociais.
    Trata-se de uma reafirmação do nosso compromisso com dar visibilidade a formas de organização e iniciativas populares que apostam na vida.
    Elas existem, apesar de sermos bombardeados cotidianamente com informações que nos enchem de pessimismo.
    Esse blog, de alcance ainda muito restrito, deve visar não só a comunicação das ações do nosso Programa, como ações e projetos que eclodem todos os dias em lugares de maior ou menor visibilidade. E enquanto fazemos isso (enquanto comunicamos) vamos aperfeiçoando nossa habilidade de escrever, vamos treinando nossas técnicas de pesquisa e investigação, vamos refinando nossa capacidade crítica, vamos produzindo conhecimento e nos produzindo como produtores de conhecimento.

    ResponderExcluir