Projeto Encontros Sociais

Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

CUFA (Central Única Das Favelas)

A CUFA nasceu como um movimento de dentro da favela para dar voz aos intitulados “favelados”, uma organização social que reúne uma serie de ações e frentes em diversas favelas em todo Brasil. Usando da base do hip hop de ação social e integração entre os indivíduos, a CUFA desde 1999 vem tentando dar voz aos jovens moradores desses bairros, que em sua maioria são negros.


A CUFA organiza eventos visando intensificar e potencializar o talento da juventude em situação de risco, como oficinas de DJ; Break, Graffiti, Escolinha de Basquete de Rua, Skate, Informática, Gastronomia, Audiovisual e muitas outras, mostrando que a comunidade tem potencial para gerir seu progresso com sua própria mão-de-obra sem deixar de se comunicar com as outras comunidades e criando novas redes de sociabilidade.


A organização assim como o Hip Hop e toda a “cultura de rua” ligada ao movimento se estendeu aos quatro cantos e se alimentou de varias fontes, ganhando apoio da mídia deixando a favela e caindo no gosto da classe média, dessa forma consegui muito destaque e capitalizou recursos para se ampliar ainda mais e ganhar terreno transformando a vida nas favelas pelo Brasil.


Apesar de grandiosa e bem vista por todos a CUFA apresenta alguns problemas, pelo tamanho e toda extensão que a CUFA tem ela não consegue gerenciar de perto todos as ações em todos os locais, logo, algumas localidades se beneficiam muito mais do que outras, algo que considero normal em um tipo de ação desse porte. Outro ponto é  que as localidades atendidas ficam numa certa dependências da CUFA; um dos maiores problemas que se enfrentam ao iniciar um trabalho desse é suscitar a auto-gestão, que na maioria dos casos dura pouco tempo.


Acredito que a CUFA é algo grandiosos como jamais vimos, mas outros programas como estes podem ser criados a partir de um modelo de auto-sufiência dentro das comunidades, mesmo que sem o recurso necessário, que muitas vezes provem de fontes duvidosas, é possível fazer um trabalho e aprimorar o talento que sai das comunidades!
http://cufa.org.br/


Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário