Projeto Encontros Sociais

Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2012


De inspiração internacional o projeto Doutores da Alegria está presente em quatro capitais brasileiras são elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. A fascinante trajetória desse grupo de palhaços, que hoje não necessariamente têm essa atividade como profissão, visto que o grupo é composto de pessoas comprometidas com o ideal de se entregarem a magnífica experiência de arrancar olhares brilhantes e largos sorrisos de crianças internadas em unidades hospitalares por onde a trupe passa.


O vídeo abaixo é o trailer do fime "Doutores da Alegria: o filme", que permite visualizar o trabalho desenvolvido:






Tudo se inicia quando em meados da década de 1980 um palhaço americano por nome de Michael Chistensen, ao realizar uma apresentação um hospital de Nova Iorque, pede autorização para falar com as crianças internadas que não puderam sair de seus leitos para prestigiar o evento. Essa foi uma maravilhosa experiência do grupo que o palhaço compunha, a partir de então estavam lançadas as bases para uma ação orientada para valorização da pessoa humana, seja qual for às circunstancias por ela vivenciada.


Através do intercambio, ou melhor, da troca de experiências esses palhaços descobriram que as mesmas atividades eram praticadas em outros países, quando em 1991 Wellington Nogueira, faz a tentativa de implementar um projeto semelhante aqui no Brasil. Em setembro do referido ano, é realizada a primeira visita da alegria do grupo brasileiro no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (hoje Hospital da Criança) em São Paulo.


Esse breve relato do histórico dos Doutores da Alegria é para explicitar quão grande é o efeito transformador de ações que prezam pela valorização do outro, e se orientam na troca mútua de respeito, amor, alegria, esperança. Enfim é através de suas atividades que a trupe se constrói e constrói novas expectativas para as crianças hospitalizadas, seus pais e para os profissionais de saúde nas unidades visitadas..

A última unidade dos Doutores da Alegria foi aberta em Recife (PE), sob a coordenação do ator Fernando Escrich, já tem atuação nos seguintes locais: Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Barão de Lucena, Hospital da Restauração, Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – IMIP.






Apesar da limitada da presença em 4 capitais brasileiras, o projeto influencia ações em todo o Brasil, e permite a participação voluntária em diversos lugares, fora da sua sede.


Em linhas gerais, os trabalhos fora das sedes são mais flexíveis principalmente quanto aos participantes, uma vez que a grande parte do grupo é voluntária (um contraposto à sede que conta com a maior parte dos participantes com ligação ao teatro e/ou música).


Com um motivo comum (parente com câncer), eu, Priscila, tive a oportunidade de participar de algumas atividades dos “Doutores Coloridos”, onde o palhaço Dr. Pipoca, integrante dos Doutores da Alegria de São Paulo, estende suas atividades à sua cidade natal, Jacareí (no Vale do Paraíba), concomitantemente à inúmeros voluntários que variam de atores, enfermeiros e psicólogos à engenheiros, estudantes e donas de casa.


Em uma das experiências aconteceu no Hospital São Francisco de Assis, que por coincidência foi o mesmo lugar onde minha avó estava fazendo o tratamento do câncer no estômago, conheci Janaína, chamada de Jana por todo corpo médico local.


Um dia com Jana me vez rever muitos pontos importantes, e acreditar nos detalhes da vida. Poucos dias depois da tarde passada com Jana ela faleceu, mas sua força e sorriso foram bases para a recuperação da minha avó.


Tal trabalho favorece na recuperação mais rápida do paciente, como já foi mostrado em algumas pesquisas uma vez que ajuda na quebra da tensão que o tratamento gera e ainda ajuda a família a abstrair a dor recorrente desse processo, além de engrandecer quem se disponibiliza a vivenciar essa experiência mágica.


Foto tirada depois das conversas na central de Quimioterapia do Hospital  São Francisco de Assis (Jacareí - SP)
Mais informações no site dos Doutores da Alegria:  http://www.doutoresdaalegria.org.br/








Priscila Lima
Stephanne Hellen

3 comentários:

  1. Iniciativas como essas é que trazem a tona o mais nobre dos sentimento: o amor... O verdadeiro amor altruísta... Só posso aplaudir! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É o que eu também acho! O trabalho de um beija-flor, né! Bora dissipar essa ideia =]

    ResponderExcluir