Projeto Encontros Sociais

Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ProJovem Adolescente - Recife



Mesmo com programas do governo que buscam uma distribuição de renda mais igualitária, tentando diminuir o nível de pobreza, ainda encontramos vários problemas decorrentes dessa desigualdade social, entre eles, o desemprego, a má qualidade do sistema educacional, o alto índice de analfabetismo funcional, o alto índice de jovens fora da escola e etc.

“Entre os anos 1996 e 2006, houve um aumento de 31,3% dos homicídios na população jovem de 15 a 24 anos de idade. Esse crescimento supera o ocorrido pelos homicídios na população total (20%), no mesmo período.”
Mapa da Violência no Brasil 2008

Logo como participante de todos esses problemas está o jovem, excluído e impedido de desenvolver sua autonomia, sua cidadania, sua cultura. Dessa forma, faz-se necessária a presença de ações políticas promovidas pelo poder público que atuam junto a esse setor da sociedade.

O Projovem Adolescente Recife, parte integrante do conjunto de políticas pensadas para a juventude, tem o intuito de garantir aos jovens, entre 15 e 17 anos, principalmente aos egressos de medidas socioeducativas, um apoio com o intuito de complementar e manter o jovem no sistema educacional através dos chamados “coletivos”, grupos de jovens organizados por orientadores sociais. Atua também na inserção, reinserção e permanência dos jovens na escola, com todo o aparato psicossocial necessário. 

O Programa também integra a Política Nacional de Assistência Social - PNAS, devendo seguir os princípios e diretrizes desta Política. Trata-se de serviço de proteção básica, a contribuição para a preparação para o mundo do trabalho; bem como a proteção, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do público jovem. 

É importante explicitar que o Coletivo de Jovens é um espaço de convivência e participação no qual serão desenvolvidas reflexões e atividades práticas a partir dos temas de meio ambiente,  cultura, esporte e lazer, saúde, trabalho e cidadania, direitos humanos e socioassistenciais. Para a realização dessas atividades é necessário mostrar a importância de valores, princípios e regras que orientam a convivência social e a relação entre direitos e deveres,  vivência coletiva e democrática da construção das regras de convivência no Coletivo. O resultado desse trabalho é a solidariedade e a igualdade. 

O tema da juventude ocupa um lugar de destaque na sociedade atual. Ações como a do pro jovem, objetivam reduzir a pobreza e a desigualdade, promover a autonomia e a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social. É necessário que o governo garanta a todos e a todas as oportunidades para desenvolverem plenamente suas potencialidades e capacidades e, assim, viverem de forma digna e autônoma.

Rosalia Andrade
Dhyogo Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário