Projeto Encontros Sociais

Translate

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Saúde em Algumas Comunidades da Várzea

     
     O acesso a sistemas de saúde na Várzea é muito variável de uma comunidade para outra, algumas possuem PSF (Programa de Saúde da Família), outras ainda estão com essa deficiência sendo a população a maior vítima da falta de compromisso do governo. Nas comunidades visitadas por nós desde o início do projeto, Campo do Banco, Villa Arraes e Lotes, apenas duas delas possuem PSF, Campo do Banco e Lotes. O PSF fica localizado dentro da comunidade Campo do Banco e possui duas unidades, sendo que cada uma cobre suas respectivas áreas, comunidades. Na comunidade Vila Arraes, a mais carente dentre as citadas anteriormente, ainda não possui PSF, sendo que as pessoas que necessitam de atendimento médico, precisam se dirigir a uma unidade de saúde localizada na Avenida Caxangá, consideravelmente distante considerando ainda as urgências e emergência. Segundo os moradores das comunidades o PSF, já deveria existir na comunidade, pois foi um ganho da comunidade no Orçamento Participativo, ainda não foi colocado em prática.
Muitas vezes as pessoas não possuem dinheiro para o ônibus para se dirigirem até a unidade e acabam desistindo de ir, e de acordo com a urgência sobre me casa sozinhos, em ultimo caso pedem ajuda ao SAMU, muitos vão diretamente para a UPA.

http://saudesolonopole.blogspot.com/2009/09/prefeito-dr-valterno-promove-o-saude-no.html
Cada comunidade deveria ser coberta por uma unidade de saúde, atendendo a população com consultas, solicitação de medicamentos e acompanhamento dos moradores da área fazendo devidos encaminhamentos quando necessário, e o mais importante atuando na prevenção de possíveis doenças e de complicações de doenças crônicas, como a Diabetes 
Mellitus e a Hipertensão Arterial, muito comum no cenário atual.


http://www.santaquiterianoticias.com.br/sqn2011/site/?p=noticias_ver&id=822&pg=6

Principal Propósito do PSF

Reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua.
O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família.
Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problema de saúde da comunidade.



Juliana Brito 


Nenhum comentário:

Postar um comentário