Projeto Encontros Sociais

Translate

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Acidente Vascular Cerebral (AVC). Saiba mais!

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma importante causa de morbimortalidade, sendo a primeira no Brasil. Conhecimento sobre fisiopatologia, fatores de risco, sintomas e condutas da população em geral, constitui uma importante arma contra estes índices desfavoráveis. Um estudo feito na cidade de Pelotas-RS, para verificar o nível de conhecimentos das pessoas sobre a patologia revelou números insuficientes, o nível de conhecimento foi considerado inadequado em 97,7% dos indivíduos para a conduta; em 73,7% para a fisiopatologia; em 71,4% para sinais e sintomas e em 53,7% para fatores de risco. O principal fator de risco identificado para o mau desempenho foi à baixa escolaridade. Concluindo assim que investimentos em campanhas educativas devem ser priorizados para a prevenção e o tratamento do AVC.
Considerando a importância da doença, e o numero de pessoas que morrem a cada ano em decorrência de seu acometimento, esta deveria ser tratada com relevância considerável pelo ministério da saúde. As políticas públicas em saúde têm deixado a desejar, campanhas mais vigorosa, com atuação em na prevenção devem ser desenvolvidas para uma melhor orientação da população e conseqüente diminuição dessa enfermidade, através de ações educativas promovidas pela atenção básica principalmente, e também a nível nacional.

Um pouco mais sobre o Acidente Vascular Cerebral/ Derrame Cerebral:

O QUE É?
O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.
  
Principais Fatores de Risco 
Hipertensão
Doença Cardíaca
Fibrilação Atrial
Tabagismo
Hiperlipidemia  
O QUE SE SENTE?
Fraqueza:
Distúrbios Visuais
Perda sensitiva:
Alterações de linguagem e fala
Convulsões

Ao sentir esse sintomas procure seu médico
Mais Informações: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6

Juliana Brito Gonçalves 5° período Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário